1 - CTRL C + CTRL V
Pegue um livro que você admire e copie uma página. Observe o ritmo das frases. O que você nota nelas? Escreva usando os recursos
2 - BIG BROTHER
Vá a algum lugar cheio de gente, como uma estação de trem ou um café, e observe o que acontece no entorno. Observe as pessoas e tente criar pequenas histórias com o que vê
3 - 15 MINUTOS
Pense num amigo e escreva por 5 min. sobre ele. Depois pense no que fez no dia anterior e escreva por 5 min. Por fim, tente estabelecer um elo entre os textos, em 5 min.
4 - AÇÃO!
Um bom diálogo é uma impressão de como as pessoas realmente falam, não uma cópia. Restrinja os diálogos ao mínimo possível. Ações são sempre melhores do que diálogos
Fonte: "Fiction Writing - The Essential Guide to Writing a
Novel", de Richard Skinner
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CINCO SUGESTÕES DE LEITURA DE RICHARD SKINNER
1) 'Arte Poética', de Aristóteles (várias edições disponíveis)
"A estrutura em três atos da maior parte dos filmes de Hollywood vem daí, e nesse texto aparecem conceitos familiares para a escrita, como 'catarse' e 'catástrofe'."
2) 'Sobre Direção de Cinema', de David Mamet (ed. Civilização Brasileira)
"As lições são originalmente para estudantes de cinema, mas se aplicam à escrita."
3) 'A Arte do Romance', de Milan Kundera (ed. Companhia das Letras)
"O escritor tcheco descreve a arquitetura de seus romances e examina a história deste gênero, de Cervantes a Kafka."
4) 'As Entrevistas da Paris Review, vol. 2', vários autores (ed. Companhia das Letras)
"Este volume inclui entrevistas longas com grandes escritores como Alice Munro, Gabriel García Márquez e Stephen King."
5) 'Projections 3', de John Boorman e Walter Donohue (sem edição brasileira)
"O livro inclui entrevista com o diretor e cineasta Sydney Pollack que traz as melhores respostas que já li para a pergunta 'O que é um personagem?'."
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