sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Alfabeto Fonético Internacional



O Alfabeto Fonético, como meio auxiliar da transmissão, tem aplicação quando há necessidade de soletrar palavras ou outro conjunto de letras, na dificuldade de sua compreensão, como ocorre no caso de mensagens transmitidas em meio a péssimas condições de comunicação; ou, mesmo na transmissão de palavras incomuns ou estrangeiras; ou de grafia diferente da normal; etc. O seu uso, como padrão, evita a criação e a citação indiscriminada de palavras diversas pelos operadores, para indicar uma mesma letra; como, poderia indevidamente ocorrer em relação à “rato” para representar o “R”; “mula” para o “M”“M”. Mas o seu principal papel está no auxílio da correta compreensão da mensagem, de modo a que não fique nenhuma dúvida quanto ao seu conteúdo e a grafia das palavras que a compõem.

Este é o Alfabeto Fonético Internacional, padrão para dirimir dúvidas a cerca do conteúdo da mensagem, pelo soletramento das palavras:

Alfabeto fonético internacional
OBSERVAÇÃO:
- Na coluna “PRONÚNCIA” do quadro acima, é apresentada a forma pela quais as palavras devem ser proferidas, com ênfase para as sílabas sublinhadas, que são as tônicas na enunciação de cada uma delas.



2 comentários:

  1. então, na verdade esse é o alfabeto fonetico da otan, o alfabeto fonetico que estudamos em fonetica é esse aquihttp://www.urfabio.blogger.com.br/Alfabeto%20Fonetico.JPG

    que são as representações gráficas para os fones

    espero ter ajudado

    ResponderExcluir