sábado, 24 de março de 2012

Estilos e Gêneros Discursivos

Título : Estilos e Gêneros Discursivos
Conteúdo :

Videoaula
Assista à videoaula clicando no monitor ao lado.

Você conhece essa piada?
Desconfiado de que sua festa estava cheia de penetras, o anfitrião grita:

- Convidados da noiva, para o lado direito!

Metade se aloja do lado direito dele.

- Agora, convidados do noivo, do meu lado esquerdo!

Um monte de gente se junta do lado esquerdo.

- E, agora, caiam fora vocês! Isto aqui é uma festa de aniversário!

Todos os dias, deparamo-nos com diferentes textos durante as mais diversas situações comunicativas das quais participamos socialmente: anúncios, relatórios, notícias, palestras, piadas, receitas etc. Veja, por exemplo, o que podemos fazer quando queremos:
  • escolher um filme para assistir no cinema.
    Podemos consultar a seção cultural de um dos jornais da cidade ou uma revista especializada, ler num outdoor sobre o lançamento de um filme que lhe agrada ou, ainda, pedir a opinião de um amigo.
  • saber como chegar a um local desconhecido por nós. Podemos consultar um guia de ruas da cidade ou, ainda, perguntar a alguém que conheça o trajeto. Quem sabe até pedir que essa pessoa lhe desenhe o caminho?
  • convidar um amigo para sua festa de aniversário. Podemos mandar um e-mail, um convite pelo correio, telefonar ao colega, enviar um “torpedo” pelo celular.
  • entreter uma criança. Aqui as possibilidades são várias! Podemos ler histórias de fadas, lançar adivinhas, lembrar antigas canções, recitar quadrinhas e parlendas, propor jogos diversos, assistir a um desenho etc.
Em todas as situações descritas acima, utilizamos textos em diferentes gêneros, isto é, para situações e/ou finalidades diversas, lançamos mão de um repertório diverso de gêneros textuais que circulam socialmente e se adaptam às diferentes situações de comunicação. Cada um desses gêneros exige, para sua compreensão ou produção, diferentes conhecimentos e capacidades.
De modo geral, todos os gêneros textuais têm em comum, basicamente, três características:
  • o assunto: o que pode ser dito através daquele gênero;
  • o estilo: as palavras, expressões, frases selecionadas e o modo de organizá-las;
  • o formato: a estrutura em que cada agrupamento textual é apresentado.
Os gêneros surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. O conjunto dos gêneros é potencialmente infinito e mutável, materializado tanto na oralidade quanto na escrita. Eles são vinculados à vida cultural e social e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do seu dia-a-dia. Assim, são exemplos de gêneros textuais: telefonema, carta, romance, bilhete, reportagem, lista de compras, piadas, receita culinária, contos de fadas etc.
Para Bronckart (1999), a apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas.

Um comentário: