São fenômenos históricos, vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia
No entanto, mesmo apresentando alto poder interpretativo das ações humanas em qualquer contexto discursivo, os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa
Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Surgem de acordo com as necessidades e atividades sócioculturais, e da relação que estabelecem com as inovações tecnológicas,
o que é facilmente perceptível ao se consi-derar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes.
o que é facilmente perceptível ao se consi-derar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes.
Hoje, em plena fase da denominada
cultura eletrônica, com o telefone, o gravador,
o rádio, a TV e, particularmente o compu-tador pessoal e sua aplicação mais notável,
a intemet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comuni-cação, tanto na oralidade como na escrita.
(Marcuschi -Gêneros Textuais: Constituição e Práticas Sociodiscursivas)
E, para que se possamos compre-ender e apreender suas diferentes manifestações, faz-se necessário reco-nhecermos algumas das situações e conceitos fundamentais que adotamos para contextualizarmos no ambiente
Empresarial
Os gêneros textuais no contexto empresarial
Intergenericidade
Quando um gênero assume a função ou a forma de outro, tendo em vista o propósito da comunicação. Exemplo: o gênero epígrafe po-
de ser constituído de um poema, uma frase, um conto. O que vai fazer com que seja considerado uma epígrafe é o lugar em que o texto aparece.
Heterogeneidade tipológica
Quando um gênero conta com a presença de vários tipos textuais; em um gênero podem estar presentes diferentes tipos de textos: narrativo, argumentativo, descritivo, entre outros.
INTERTEXTUALIDADE
A intertextualidade pode ser explícita, quando há citação da fonte do texto pri-mário, como ocorre nos discursos relata-dos, nas citações, nos resumos e implícita sem citação expressa da fonte, cabendo
ao leitor recuperá-la para construir o sen-
tido do texto. Esse recurso é muito usado na publicidade, no humor, na canção popular
Suportes
Locais onde os gêneros são veiculados, como um jornal, um livro ou uma revista.
é imprescindível para que o gênero circule na sociedade
é imprescindível para que o gênero circule na sociedade
Mecanismos linguísticos
Marcas lingüísticas mais ou menos estereotipadas identificáveis em cada gênero. São marcas, muitas vezes, histo-ricamente construídas nas práticas sociais que têm características próprias tanto na fala como na escrita.
Exemplos: “Era uma vez...” (abertura de narrativa); “Prezado amigo” (começo de uma carta); “Atenção” (aviso).
Exemplos: “Era uma vez...” (abertura de narrativa); “Prezado amigo” (começo de uma carta); “Atenção” (aviso).
Domínios discursivos
Contextos e situações (cenários) para as práticas sociodiscursivas. Constituem práticas discursivas nas quais podemos identificar os gêneros textuais próprios ou específicos como rotinas comunicativas institucionalizadas e ins-tauradoras de relações de poder
(MARCUSCHI, 2008).
(MARCUSCHI, 2008).
Os Gêneros textuais que circulam com mais frequência na empresa:
Ata - Atestado - Aviso -Bilhete - Informativos impressos -Cartas profissionais
Circular - Reuniões presenciais -E-mails Memorando -Net-meeting
Ofício -Procedimento –Protocolo- Relatório Requerimento -Telegrama -Videoconferência
Ofício -Procedimento –Protocolo- Relatório Requerimento -Telegrama -Videoconferência
Aula Professora Goreti
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