segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aquisição de Linguística


O objetivo foi apresentar a área da Aquisição da Linguagem por meio das diferentes abordagens/teorias, levantando seus obstáculos e suas questões, citando alguns exemplos. Não existem correntes teóricas melhores ou piores, há, sim, aquelas que parecem explicar melhor os processos linguísticos que chamam nossa atenção. Para Chomsky língua é um sistema de princípios radicados na mente humana, ou seja, inato e para Skinner a língua é adquirida por imitação (Behaviorismo).
O Empirismo diz de que o conhecimento é derivado da experiência, e de como foi adquirido ou aprendido.
O Behaviorismo trata da aquisição como ESTÍMULO- RESPOSTA – REFORÇO, ou seja, por imitação.
O Conexionismo é a relação entre dados de entrada (input) e saída (output), explica os mecanismos que embasam o processamento mental.
O Racionalismo mostra que juntamente com as experiências, as crianças fazem uso de alguma forma de capacidade inata.
O Inatismo segundo Chomsky, diz que o falante tem criatividade e competência em gerar sentenças, ou seja, gramática inata.
O Construtivismo diz que as crianças constroem a linguagem.
O Cognitivismo segundo Piaget, a criança constrói o conhecimento com base na experiência com o mundo físico, isto é, a fonte do conhecimento esta na ação sobre o ambiente.
O Interacionismo estuda a função social da fala do interlocutor, nas relações entre língua e pensamento.
Referências bibliográficas
Fiorin,J.L. Introdução à Linguística, I. Objetos teóricos, São Paulo (2005)
Revista Tesseract – ISSN 1519-2415
http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf

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