quarta-feira, 2 de maio de 2012

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O TRABALHO INTEGRADO – CURSO DE LETRAS

TEMA: Os estudos e debates acerca da educação e da comunicação há muito destacam que um de seus aspectos imprescindíveis (que não pode ser contornado ou negligenciado) diz respeito à sua natureza social. Nesse sentido, o trabalho proposto foi concebido como chance para que os alunos de primeiro ano do curso de letras entrem em contato com bibliografias acadêmicas sobre esses assuntos e desenvolvam alguns procedimentos de pesquisa a respeito da realidade de profissionais que lidam diretamente com a escrita ou com a docência.

OBJETIVO GERAL: Elaborar relatório acadêmico a respeito das condições de trabalho de profissionais que lidam com atividades ligadas à escrita (redator publicitário e revisor de texto) e à educação (em escolas públicas e privadas).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Familiarizar-se com normas de elaboração e apresentação de trabalho acadêmico;
·        Conduzir uma pesquisa voltada para a compreensão e análise de aspectos da realidade social, particularmente no campo da educação e da comunicação;
·        Desenvolver a capacidade de coordenação e realização de atividades em grupo;
·        Construir e aplicar questionários, com a finalidade de realizar entrevistas e levantar dados empíricos sobre a formação dos profissionais escolhidos, as exigências ligadas ao cotidiano da atividade profissional e à concepção que os entrevistados têm acerca de sua atividade na sociedade;
·        Ser capaz de articular analiticamente dados empíricos e referências bibliográficas, em texto com argumentação autêntica.
·       
DISCIPLINAS / PROFESSORES: IPT (FÁTIMA); HS (XKO)

METODOLOGIA: Os alunos serão divididos em quatro grupos, que realizarão encontros com os professores (coordenadores) do projeto, a fim de serem orientados a respeito da condução de uma investigação de caráter acadêmico.

AVALIAÇÃO: Os grupos deverão entregar duas versões do relatório, no dia 31/05 (quinta-feira), na primeira aula. A nota do trabalho corresponderá à NP2. O corpo do texto deverá ter, no máximo, vinte páginas. Os alunos que acumularem faltas acima de 25% do total de atendimentos realizados pelos professores terão um ponto subtraído da nota final individual.

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