sábado, 6 de outubro de 2012

Temporada Popular de Teatro



Começa mais uma Temporada Popular de Teatro


Começa no dia 12 e segue até 28 de outubro, a Temporada Popular de Teatro, realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, no CET - Centro de Estudos Teatrais, que fica no Parque da Cidade. Neste mês, serão apresentados três espetáculos, sendo um a cada final de semana: às sextas-feiras e sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h.

A peça que abre a Temporada na sexta-feira (12), e se apresenta até domingo (14), é Medeia em Faces, do Grupo Coletivo de Tormentas, um monólogo que traz uma releitura moderna do clássico grego Medeia, de Eurípedes.

Já nos dias 19, 20 e 21 é a vez da Cia Anti-Horário de Teatro, com o espetáculo Missa Leiga, uma adaptação de um texto escrito por Chico de Assis na década de 70, criticando a ditadura. A releitura traz uma reflexão da sociedade em que vivemos, com as intolerâncias perante as injustiças dos dias atuais.

E para encerrar a Temporada neste mês, nos dias 26, 27 e 28, tem O Comecin das Coisas, do grupo La Cascata Cia. Cômica. O espetáculo parte da hipótese de que as primeiras montanhas do mundo formaram o Vale do Paraíba, e de que o primeiro rio foi o Paraíba do Sul, narrando um mito universal com personagens, paisagens e temporalidades regionais.

Ingressos: Para assistir aos espetáculos no CET é necessário adquirir o ingresso popular, no valor de R$10, com uma hora de antecedência no local, sendo que idoso, professores, estudantes, alunos de teatro e classe teatral pagam meia entrada, R$ 5.

Programação e sinopses:

12 e 13/10 – 21h e 14/10 – 20h
Medeia em Faces
Recomendação etária: 16 anos
Autor: Eurípedes
Adaptação: Alberto Santiago e Mauro Morais
Direção: Alberto Santiago
Grupo: Coletivo das Tormentas
Origem: Pindamonhangaba – SP
Sinopse: Um ator em um espaço de atuação alternativo cercado por cadeiras onde se assentam aqueles que poderão ser tanto acusadores quanto defensores de sua protagonista. “Medéia em Faces” traz de uma forma íntima e inovadora o mito até hoje recorrente em nossa sociedade. Ora bruxa, ora mítica, ora mãe e dona de casa, Medéia é um ser passional que usa todos os conhecimentos para dar ao marido o poder que ele deseja. E em retribuição é traída. Acompanhada por sua consciência personificada na figura das outras personagens, Medéia vai até as últimas consequências, levando o público/testemunha ao êxtase - do amor incondicional à ira com ações irreversíveis.


19 e 20/10 – 21h e 21/10 – 20h
Missa Leiga
Recomendação etária: 16 anos
Duração: 50 minutos
Autor: Chico de Assis
Adaptação: Alberto Santiago
Direção: Alberto Santiago
Cia. Anti-Horário de Teatro
Origem: Pindamonhangaba – SP
Sinopse: O texto, fortemente emocional escrito por Chico de Assis, configura uma missa sem a consagração, mas estruturada sobre as partes que compõem a missa tridentina. Na concepção do anti-horário o texto foi adaptado ao contexto atual para atender ao desejo de poder falar sobre coisas que interessam ao grupo discutir nos dias de hoje. A adaptação escrita por Alberto Santiago, organizada a partir de discussões realizadas com o grupo, dentro de uma visão contemporânea, temas e fatos sociais, políticos e comportamentais que são encenados sem tomar partido ou defesa do seu próprio ponto de vista, mas permitindo ao público a sua própria opinião a respeito.

26 e 27/10 – 21h e 28/10 – 20h
O Comecim das Coisas
Recomendação etária: livre
Duração: 50 minutos
Dramaturgia e direção: Marcio Douglas
Direção musical: Paulo Williams
Grupo: La Cascata Cia. Cômica
Origem: São José dos Campos– SP
Sinopse: Partindo da hipótese de que as primeiras montanhas do mundo formaram o Vale do Paraíba, e o primeiro rio, “fruto da lágrima divina”, foi o Paraíba do Sul, Deus se inspirou na beleza de suas primeiras obras do Vale para dar vida ao homem, a mais especial de suas criaturas. Com isso, a peça aborda temas essenciais, comum à condição humana em qualquer lugar do tempo e do espaço. O Comecim das Coisas conta a história da criação divina a partir do Vale do Paraíba, onde Deus ponteando sua viola compôs o mundo e homem.

Serviço: CET – Centro de Estudos Teatrais – Avenida Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade – Santana. Informações: (12) 3924-7358

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário