sexta-feira, 23 de março de 2012

Conteúdo : Gêneros Textuais

Conteúdo :


Caro aluno!
A nossa disciplina tem como foco a caracterização dos gêneros textuais e discussão de critérios de classificação que formalizam textualmente os gêneros textuais e discursivos, em função dos diferentes conteúdos temáticos e suas representações, da identificação das regularidades de organização de ordem estrutural, intencional e linguística.
Para tanto, iniciaremos com a palavra e os estudos do gênero. Além desse percurso, veremos as várias abordagens de gêneros, privilegiando o texto e contexto na atualidade e também os aspectos relevantes dos gêneros e do ensino.
Dessa forma, apresentamos nossos objetivos e conteúdos a seguir.
Como objetivos gerais, temos:
  • Levar o aluno ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento da competência linguística.
  • Melhorar o desempenho do aluno na leitura, intelecção e produção de textos.
  • Iniciar o aluno-futuro professor na reflexão e no estudo de questões relevantes para o ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
Para atingirmos nossos objetivos gerais, temos por objetivos específicos:
  • Desenvolver a habilidade de observação e de análise das estruturas e dos processos linguísticos em textos de diferentes tipologias. Reconhecer os diferentes gêneros textuais e discursivos, justificando-lhes teoricamente as diferenças linguísticas e estruturais.
  • Desenvolver metodologia de ensino da língua, em relação à análise, recepção e produção de texto.
Assim, nosso conteúdo programático consiste em:
1. Noção de gêneros e tipos textuais.
2. Caracterização, análise dos principais gêneros textuais em uso na atualidade.
3. Leitura, análise e interpretação de diferentes tipos e gêneros textuais, reconhecendo suas especificidades e estratégias de uso.
4. Estudo crítico de metodologia de ensino/aprendizagem dos tipos/gêneros textuais.

A partir do que foi apresentado inicialmente, a disciplina Gêneros Textuais terá os seguintes módulos:
Módulo 01: Noção de gêneros e tipos textuais
Módulo 02: Contribuições de Bakhtin
Módulo 03: Leitura, análise e interpretação dos tipos e gêneros textuais
Módulo 04: Gêneros virtuais
Módulo 05: Gêneros textuais em uso na atualidade
Módulo 06: Estudos contemporâneos
Módulo 07: Considerações sobre a metodologia de ensino/aprendizagem dos tipos/gêneros textuais
Módulo 08: Gêneros textuais – leitura e produção textual
Para as avaliações que você fará no decorrer do curso, os quatro primeiros módulos serão conteúdo para a NP1 e os outros quatro para a NP2. Caso você perca alguma avaliação por motivo justificável, como adoecer, por exemplo, poderá solicitar prova substitutiva e, se não conseguir a média suficiente para aprovação, terá oportunidade de fazer o exame final, em que todo o conteúdo (referente à NP1 e à NP2) será solicitado.
Organize-se e faça leituras extraclasse também. Para isso, você tem indicação de bibliografia, que apresentamos a seguir:
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BRANDÃO, H. N. (coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo, Cortez, 2008. (Coleção Aprender e ensinar com textos; v. 5)
DIONÍSIO, A. et alii Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio (1946). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
COMPLEMENTAR
BAZERMAN, Charles; DIONISIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Cambliss.(orgs.) Gêneros textuais, tipificação e interação.Trad. e adaptação de Judith Chambliss Hoffnagel; revisão técnica Ana Regina Vieira...[et al.]. São Paulo: Cortez, 2005.
BONINI, Adair. Gêneros e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos.Florianópolis: Insular, 2002.
KOCH, I.V Desvendando os segredos do texto. São Paulo, Cortez, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário