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Caro Aluno
Para o melhor aproveitamento dos seus estudos nesta disciplina, você deverá seguir os conteúdos aqui apresentados, resolver os exercícios propostos (sempre após ter lido os textos indicados) e comparecer aos encontros periódicos com o professor responsável no seu campus.
Neste ambiente você encontrará os conteúdos propostos, as indicações de leituras (referências bibliográficas básicas) e exercícios fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizado do conteúdo.
O ambiente online deve ser visto por você como um espaço de estudo e, para isso, é preciso que você seja disciplinado em relação aos acessos a conteúdos, pesquise os temas propostos, efetivamente leia os textos teóricos indicados, faça seus próprios resumos e sínteses dos conteúdos e, somente após esse processo, vá aos exercícios, procurando resolvê-los.
Siga as instruções abaixo. Elas foram pensadas tendo por objetivo seu aproveitamento na disciplina:
1. não tente achar a resposta dos exercícios por ensaio-e-erro;
2. apenas depois de estudar o assunto, tente resolver o exercício;
3. se ainda tiver dificuldade, volte à bibliografia e torne a estudar o assunto;
4. ao acertar a resposta, procure explicar porque as outras alternativas não são corretas.
Agora, vamos ao conteúdo proposto para a disciplina Linguística Geral:
1. Linguística - concepção e origem / objeto de estudo / o fenômeno geral da linguagem
1.1. revisão histórica – a linguística como ciência
1.1.1. a gramática tradicional
1.1.1.1. o ponto de vista da gramática normativa: análise prescritiva
1.1.2. a lingüística
1.1.2.1. a visão científica dos estudos linguísticos: ciência social, empírica, descritiva e explicativa
1.1.3. contraposição entre a visão tradicional e a visão linguística no ensino de língua materna e língua estrangeira
1.1.3.1. contraposição entre a visão tradicional e a visão linguística no processo de identificação e análise das variedades linguísticas situacionais, regionais, sócio-culturais
1.1.3.2. identificação das variedades linguísticas - fonológicas, lexicais, sintáticas - na língua portuguesa, fazendo uso da intuição linguística, enquanto falante nativo, no processo de análise da língua
1.1.3.3. a perspectiva normativa e o denominado preconceito linguístico
1.1.3.4. o foco na forma (gramática tradicional) e não no conteúdo (tomando por base a visão contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN)
1.1.3.5. os conceitos de aquisição e aprendizagem de línguas: a noção de erro nas perspectivas da linguística (como estratégia de conhecimento) e da gramática normativa (como evidência de falta de conhecimento)
2. Estruturalismo - conceitos básicos
2.1. prioridades dos estudos linguísticos na visão estruturalista
2.1.1. língua / fala; língua oral / língua escrita; análise descritiva / prescritiva; estudos sincrônicos / diacrônicos
2.1.2. os conceitos dicotômicos
2.2. língua / fala e linguagem
2.3. o signo linguístico
2.3.1. significado e significante
2.3.2. características do signo linguístico: linearidade e arbitrariedade
2.4. o estruturalismo e o método de análise descritivo
2.5. os limites da análise estruturalista: a frase (a exclusão da fala (sujeito) e do contexto sócio-histórico)
2.6. o estruturalismo americano e a psicologia behaviorista na explicação sobre a aquisição de linguagem
2.6.1. a língua enquanto sistema de signos virtual, fora do sujeito
2.6.2. a linguagem interpretada como um comportamento aprendido por estímulo e resposta, a partir da ação do meio sobre um sujeito passivo.
2.7. implicações para o ensino de língua materna e língua estrangeira
3. Gerativismo: visão inatista de aquisição de linguagem
3.1. contra-argumentos do gerativismo (Chomsky) à visão behaviorista de aprendizagem da linguagem
3.1.1. capacidade inata: meio ambiente fornece modelos linguísticos para um sujeito competente
3.1.2. universal e específica da espécie
3.1.3. complexidade x tempo de aquisição
3.1.4. criatividade linguística
3.1.5. os conceitos de aquisição x aprendizagem de linguagem.
3.2. conceitos básicos do gerativismo
3.2.1. competência
3.2.2. desempenho (performance)
3.2.3. produtividade dos sistemas linguísticos x criatividade linguística dos sujeitos falantes
3.2.4. a intuição linguística
3.2.5. gramaticalidade e aceitabilidade
3.2.6. princípios e parâmetros
3.3. o modelo de análise gerativista: explicativo (dar conta da competência)
3.4. os limites de análise do gerativismo: estudo da competência (exclui do escopo de análise o falante – limites da performance, e o contexto sócio-cultural)
4. Considerações sobre aquisição de linguagem. Os conceitos de aquisição e aprendizagem de línguas
5. A dupla articulação da linguagem: unidades significativas / unidades não significativas
6. A linguagem humana e a linguagem dos animais
Esses temas estão divididos em vários blocos (designados por módulos e enumerados de 2 a 9) que você encontra neste ambiente interativo.
Para a prova NP1 você deverá estudar os Módulos 2, 3, 4 e 5. Para a prova NP2, você deverá estudar os Módulos 6, 7, 8 e 9.
Seguem referências bibliográficas que apoiarão seus estudos nesta disciplina.
Ótimo estudo a você!
Bibliografia Básica
MARTELOTTA, Mário Eduardo. (org.) Manual de LinguísticaSão Paulo: Parábola, 2009.. Língua e poder na sociedade.
FIORIN, J. L. (Org.) Introdução à linguística. I. Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
MUSSALIN, F.; BENTES, A. C.(Orgs.) Introdução à linguística 1. Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2005.
Bibliografia Complementar
BAGNO, M. Preconceito linguístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2003.
CARBONI, F. Introdução à Linguística. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DUBOIS, J. et al. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 1978.
GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.
LYONS, J. Linguagem e Linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
ORLANDI, E. O que é linguística. 4a ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. (Coleção Primeiros Passos, 184)
SAUSSURE, F. Curso de linguistica geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 4a ed. São Paulo: Cultrix, 1972.
XAVIER, A. C.; CORTEZ, S. (Org.) Conversas com linguistas: virtudes e controvérsias da Linguística. São Pauloi: Parábola, 2007.
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