segunda-feira, 26 de março de 2012

Palavras do nosso Professor Francisco.

Caros alunos, tudo na paz?
Estamos nos aproximando de nossas primeiras avaliações. Assim, quero dizer algumas palavras.
Como eu já havia dito em sala de aula, minhas provas costumam ser trabalhosas no que diz respeito ao requisito leitura. São relativamente longas, ainda que raramente eu me depare com problemas relacionados à falta tempo (em massa). Ela é feita na medida do tempo que temos em nossa aula (uma hora e quarenta minutos). Também quero dizer que todas as questões foram concebidas a partir dos textos indicados e / ou das discussões realizadas em sala. O objetivo é criar uma situação em que vocês possam enfrentar os seguintes problemas: argumentação, leitura, interpretação e concentração. Como professor no campo das ciências humanas, não posso abrir mão disso sem comprometer seriamente as exigências de nosso trabalho.
Ao longo desse período, encontrei em todas as turmas alunos que, a partir da leitura prévia ou de questionamentos feitos em sala, muito contribuíram para o enriquecimento das aulas. Isso é estimulante! Guardo boas impressões de todas as turmas, considerando também a diversidade que as caracteriza. Creio que conseguimos realizar um bom trabalho e, de alguma forma, a expectativa é que isso apareça, em algum grau, no resultado das provas.
As avaliações servirão como um parâmetro a mais para cada um ter consciência de como está em relação às nossas disciplinas e também como informação importante sobre a diversidade das turmas e sobre o trabalho como um todo.
Sei é cômodo dizer isso, mas gostaria que vocês tentassem encarar a prova como um momento de estudo, uma atividade como outra qualquer. Essa postura tem valor para tentar controlar a ansiedade e o nervosismo que costumamos sentir quando somos avaliados.
Enfim, não sei se essas palavras têm alguma serventia, mas me sinto na obrigação de dizê-las a vocês. Fazem parte de minha concepção do que são as aulas, a universidade e o envolvimento de professor e aluno nas discussões e no trabalho como um todo.
Abração a todos e inté,
_____________________
xko ramires

Nenhum comentário:

Postar um comentário