domingo, 25 de março de 2012

Perguntas-Disciplina Práticas de Ensino

1-O Anel
2-Uma Pesca inesquecível
a)A introdução, num texto, é conduzir o imaginário do leitor na narrativa que o autor quer desenvolver. Leia o texto e escreva resumidamente a sua introdução.
b)Retorne a leitura até o parágrafo: ''Nunca mais conseguir um peixe tão maravilhoso como daquela noite''
1) Se você fosse o pai, como agiria? Por que?
2) Se você fosse o menino, o que faria? Por que?
-
c)Conclua a leitura a té o final
Você deve ter deparado com o termo ''ética'' (s.f), que conforme o Dicionário Aurélio significa '' estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível do ponto de vista do vem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto''.
Você deve ter percebido que a ética é uma questão de valor. na sua concepção de ética, que valores estão envolvidos?Faça um breve comntário.

3- Pedra
O viver é uma contínua interação entre o homem e a realidade. Que reflexões este texto lhe sugere sobre a vida humana?

4-Pedra

O autor afirma que “todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações”. Qual o significado dessa afirmação?

b)Se não há única forma, nem um único modelo de educação, e se a escola n~~ao é o único lugar onde ela acontece que outros ambientes educativos você consideraria como alternativa de formação de cidadãos críticos, criativos e participativos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária?

c)a educação pode existir livre, ou imposta por um sistema centralizado de poder que acaba por reforçar a desigualdade entre os homens. Diante desta afirmação pode existir educação neutra? Justifique sua resposta.

d)No antepenúltimo e penúltimo parágrafo do texto, o autor mostra, respectivamente, a força e a fraqueza da educação.Releia estes dois parágrafos e explique:
1)Quando a educação se constitui uma força para a sociedade?
2)Quando ela (educação) apresenta fraqueza que acaba por prehudicar uma sociedade?

e)No último parágrafo o autor afirma que a educação visa ''transformar sujeitos e mundo em alguma coisa melhor'', lembrando ainda a flata do indio e deles faremos homens'' ,Mas afirma, também que na prática nem sempre a educação contribui para isto'' eles eram, portanto totalmente inúteis'' Como você vê essa dicotomia?

A)Escreva a mensagem principal do texto (5 linhas no máximo);
b) Retorne a leitura até o sexto parágrafo.Neste trecho, o professor a solucionar o problema do aluno.O que nos permite fazer esta afirmação?
c)Continue a leitura do 7 parágrafo ao 12. que sentimentos afloram no rapaz por não ter conseguido atender as expectativas do professor?.
d)Para a leitura efetuada até o parágrafo 15, algumas características do rapaz estão implícitas no texto.Cite pelo menos 3 delas
e) escreva seu posicionamento em relação a afirmação. ''Ninguém pode te fazer sentir inferior sem teu consetimento''(máximo de 10 linhas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário