sábado, 24 de março de 2012

Teorias do Texto

Título : Conteúdo Complementar 1 - Apresentação
Conteúdo :

CONTEÚDO COMPLEMENTAR 1 - APRESENTAÇÃO
Caro aluno,
Seja bem vindo!
A abordagem desta disciplina, “Teorias do Texto”, abrange o estudo teórico do texto e contexto a partir da perspectiva Sócio-interacionista e da Linguística Textual, visando a destacar as principais teorias de processamento cognitivo do texto. Sendo assim, este estudo acerca do universo textual será desenvolvido, considerando um panorama que vai desde o nascimento de uma Linguística do Texto no contexto das análises transfrásticas, passando pela caracterização e diferenciação das modalidades oral e escrita, até as inter-relações que a Linguística Textual faz com as diferentes linhas teóricas de estudo do texto: a Sociolinguística, a Pragmática, a Análise da Conversação e do Discurso, bem como, enfaticamente, as principais teorias de Leitura de texto. Tal panorama pautar-se-á pelo caráter multi e transdisciplinar dessas teorias, cuja preocupação maior é o texto (como processo complexo de interação e construção social de conhecimento e de linguagem que envolve ações linguísticas, cognitivas e sociais na sua organização, produção e funcionamento), e que levam o aluno a refletir sobre o funcionamento da língua nas diversas situações de interação verbal e social, sobre o uso dos recursos que a língua lhe oferece, sobre a adequação dos textos a cada situação, bem como sobre o papel da leitura no processamento cognitivo do texto, tendo em vista o leitor analisador e leitor (re)construtor.
Considerando-se que será você quem administrará seu próprio tempo, nossa sugestão é que você dedique ao menos “3” horas por semana para esta disciplina, estudando os textos sugeridos e realizando os exercícios de auto-avaliação. Uma boa forma de fazer isso é já ir planejando o que estudar, semana a semana.
Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados + a bibliografia básica indicada para cada um deles. Para cada assunto, as leituras fundamentais exigidas estarão mais detalhadamente indicadas no corpo dos textos que compõem cada conteúdo. Mesmo assim, logo abaixo, será apresentada a bibliografia completa para esta disciplina. No mínimo você deverá buscar entender bastante bem o conteúdo da leitura fundamental, só que essa compreensão será maior, se você acompanhar, também, as leituras complementares. Você mesmo perceberá isso, ao longo dos estudos.
a – Conteúdos (assuntos) a serem estudados:
CONTEÚDOS:
LEITURA(S) BÁSICA(S)
2. O nascimento de uma Linguística do Texto: da frase ao texto - as três fases de construção da Linguística Textual.
BENTES, A. C. Linguística Textual. IN. MUSSALIM, F. & BENTES, A. Introdução à Linguística – Domínios e Fronteiras.5ed. São Paulo, Cortez. Vol.1., 2007, p.245-287.
3. Construindo sentidos no texto: organização estrutural e processamento textual.
FÁVERO, L. L. Coesão e Coerência Textuais. 3ed. São Paulo, Ática, 2009.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 9ed. São Paulo, Contexto, 2007.
4. Outras teorias cujo objeto de estudo é o texto.
MUSSALIM, F. & BENTES, A. Introdução à Linguística – Domínios e Fronteiras.5ed. São Paulo, Cortez. Vol.1., 2007, p.245-287.
5. Diferenças e características da fala e da escrita: a relação oralidade / escrita e seus diferentes níveis de formalidade, organização e variação - uma questão linguística, social e pedagógica.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 7ed. São Paulo: Cortez, 2007a.
KOCH, I.V. O texto e a construção dos sentidos. 9ed. São Paulo, Contexto, 2007.
6. Considerações sobre a análise da conversação.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 6. ed. São Paulo: Ática,2007b.
DIONÍSIO, Ângela P. Análise da conversação. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (orgs). Introdução à Linguística – Domínios e Fronteiras.6ed. São Paulo: Cortez, Vol.2, 2005, p.69-99.
7. Leitura, oralidade e escrita: práticas linguísticas, sociais e pedagógicas.
GERALDI, J.W. (org). O Texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1985, p.109-119.
SMOLKA, A.L. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988.
8. Estratégias de leitura (cognitivas e metacognitivas)
KATO, M. O aprendizado da leitura. 5ed. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 10.ed., Campinas, Pontes, 2007.
9. Leitor analisador e (re)construtor.
KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 10.ed., Campinas, Pontes, 2007.
_____. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ed. Campinas, Pontes, 2004.
_____. Leitura, Ensino e Pesquisa. 2. ed. Campinas, Pontes, 2007.



b- Avaliação:
Como é de seu conhecimento, você estará obrigado a realizar uma série de avaliações, cabendo a você tomar conhecimento do calendário dessas avaliações e da marcação das datas das suas provas, dentro dos períodos especificados.
Por outro lado, é importante destacar que uma das formas de você se preparar para as avaliações é realizando os exercícios de auto-avaliação, disponibilizados para você neste sistema de disciplinas on line. O que tem que ficar claro, entretanto, é que os exercícios que são requeridos em cada avaliação não são a repetições dos exercícios da auto-avaliação.
Para sua orientação, informamos a seguir, os conteúdos que serão requeridos em cada uma das avaliações às quais você estará sujeito:

1. O assunto a ser abordado na NP1 estará abrangido pelos Conteúdos de 2 a 5 (este Conteúdo 1 é apenas de apresentação e nele não há exercícios.)

2. O assunto a ser abordado na NP2 estará abrangido pelos Conteúdos de 6 a 9.
3. A prova Substitutiva abrange todo o conteúdo do semestre.
4. O Exame abrange todo o conteúdo do semestre.


c- Bibliografia:
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Hucitec, 2002.
_____ . Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
BENTES, A. C. Linguística Textual. IN. MUSSALIM, F. & BENTES, A. Introdução à Linguística – Domínios e Fronteiras.5ed. São Paulo, Cortez. Vol.1., 2007, p.245-287.
BENVENISTE, E. O Aparelho Formal da Enunciação. IN Problemas de Lingüística Geral II. Campinas: Pontes, 1989.
BRITO, P.L. Em terra de surdos-mudos: um estudo sobre as condições de produção de textos escolares.In: GERALDI, J.W. (org). O Texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1985.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DIJK, T. A. Some aspects of text grammars. Paris, The Hague, 1972.
_____. Cognição, discurso e interação. 3 ed. São Paulo, contexto, 2000.
DIONÍSIO, Ângela P. Análise da conversação. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (orgs). Introdução à Linguística – Domínios e Fronteiras.6ed. São Paulo: Cortez, Vol.2, 2005, p.69-99.
DUCROT, O. O Dizer e o Dito. Campinas, Pontes, 1987.
FÁVERO, L. L. Coesão e Coerência Textuais. 3ed. São Paulo, Ática, 2009.
FÁVERO, L. L. & KOCH, I. V.Linguística textual: introdução. 4ed. 2005. São Paulo, Cortez, 2005.
FOUCAMBERT, J. A criança o professor e a leitura. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
GANCHO, M. Como Analisar Narrativas. São Paulo, Ática, 1991.
GERALDI, J.W. (org). O Texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1985, p.109-119.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002. pp11-42.
INDURSKY, F. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. ORLANDI, E.P. & LAGAZZI, R. S.(orgs). Introdução às ciências da Linguagem - Discurso e Textualidade. Campinas, Pontes, 2006.
KATO, M. O aprendizado da leitura. 5ed. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
KLEIMAN, A. B. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 10.ed., Campinas, Pontes, 2007.
_____. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ed. Campinas, Pontes, 2004.
KLEIMAN, A. B. Leitura, Ensino e Pesquisa. 2. ed. Campinas, Pontes, 2007.
KOCH, I.V. Introdução à linguística textual. 2ed, São Paulo, Martins Fontes, 2009.
_____. O texto e a construção dos sentidos. 9ed. São Paulo, Contexto, 2007.
_____. Interferências da oralidade na aquisição da escrita. In: Trabalhos em Linguística Aplicada. Vol.30, Campinas: Unicamp, 1997b, p.31-38.
_____. Desvendando os segredos do texto. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2006.
MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes & Editora da Unicamp, 1989.
MARCUSCHI, L. A. Linguística textual: o que é e como se faz. Recife, UFPE, 1983.
_____. Concepções de Língua Falada nos Manuais de Português de 1o. e 2o. Graus: uma Visão Crítica. Campinas, UNICAMP/IEL, 1997, p.39-79.In: Trabalhos em Lingüística aplicada. no.30.
_____. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 7ed. São Paulo: Cortez, 2007a.
_____. Análise da conversação. 6. ed. São Paulo: Ática,2007b.
PINTO, J. P. Pragmática. In. MUSSALIM, F. & BENTES, A.C. Introdução à lingüística – Domínios e Fronteiras. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007, pp.47-51.
PLATÃO, F. S. & FIORIN, J. L. Lições de Texto: Leitura e Redação. São Paulo, Ática, 1996.
SMOLKA, A.L. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988.


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