sábado, 24 de março de 2012

Qualidades do texto: Coerência, Coesão (II)

Título : Qualidades do texto: Coerência, Coesão (II)
Conteúdo :

Coesão por encadeamento de segmentos textuais (coesão seqüencial)
a. Coesão por conexão
Estabelecida por conectores (ou operadores discursivos), que fazem a relação entre segmentos do texto. Esses conectores, além de estabelecer relação lógico-semântica entre as partes do texto (de causa, finalidade, conclusão etc.), têm função argumentativa, que segundo FIORIN & PLATÃO (1999) podem ser dos seguintes tipos:
1) Os que marcam uma gradação numa série de argumentos orientada no sentido de uma determinada conclusão (até, mesmo, até mesmo, inclusive, ao menos, pelo menos, no mínimo, no máximo, quando muito). Ex.: Ele tem todas as qualidades para vencer o concurso: é alto, magro e até inteligente.

2) Os que marcam uma relação de conjunção argumentativa (ligam argumentos em favor de uma conclusão, como: e, também, ainda, nem, não só... mas também, tanto...como, além de, além disso, a par de). Ex.: O cliente não recebeu o produto solicitado e, ficou, ainda, insatisfeito com o que recebera.

3) Os que indicam uma relação de disjunção argumentativa (argumentos que levam a conclusões opostas, como: ou, ou então, quer...quer, seja...seja, caso contrário). Ex.: Todos os convocados pelas autoridades competentes devem apresentar-se ou serão intimidados a fazê-lo.
4) Os que marcam uma relação de conclusão (portanto, logo, por conseguinte, pois, quando não introduz a oração). Ex.: Ele foi classificado o melhor corredor. Recebera, pois, o maior prêmio. (Está implícito que quem fosse considerado o melhor corredor, receberia o melhor prêmio).
5) Os que estabelecem uma comparação entre dois elementos, com vistas a uma conclusão (a favor ou contra). Ex.: Não sei se o trabalho ficará bom, mas esse pedreiro é tão eficiente quanto o outro.
6) Os que introduzem uma explicação ou justificativa (porque, já que, que, pois). Ex. É melhor não mexer no material, já que não tem a intenção de comprá-lo.

7) Os que marcam uma relação de contrajunção (mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, embora, ainda que, mesmo que, apesar de que). Ex.: O governo abriu financiamento de casas à classe média, porém há uma grande parte da população sem casa própria.
8) Os que introduzem argumento decisivo, como um acréscimo à informação (alíás, além do mais, além de tudo, além disso, ademais). Ex.: Ela tirou tudo do armário, espalhou no quarto e não terminou a arrumação. Aliás, nem deveria ter começado.
9) Os que indicam uma generalização ou uma amplificação da informação anterior (de fato, realmente, aliás, também, é verdade que). Ex.: Não bastasse estar atrasado, também esqueceu o ingresso no bolso da calça.
10) Os que especificam ou exemplificam o que foi dito. Ex.: Todos ficaram insatisfeitos com a decisão da mãe. O filho mais velho deixou de falar com ela.

11) Os que marcam uma relação de retificação, ou seja, uma correção, um esclarecimento, um desenvolvimento ou uma redefinição do conteúdo anterior. (ou melhor, de fato, pelo contrário, ao contrário, isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras). Ex.: O candidato não honrou seu compromisso, isto é, não cumpriu o que prometera em campanha eleitoral.

12) Os que introduzem uma explicitação, uma confirmação ou uma ilustração do que foi informado. (assim, desse modo, dessa maneira).Ex.: Encontramo-nos em período de crise econômica. Assim, o comércio de produtos eletrônicos está em baixa.
b. Coesão por justaposição
Esse tipo de coesão pode ser estabelecido com ou sem elementos de ligação. Quando há conectores, estes podem ser:
1) Os que marcam seqüência temporal. Ex.: A mulher abandonara o lar. Um ano depois, estava arrependida.
2) Os que marcam uma ordenação espacial. Ex.: À direita fica o portão de entrada para o prédio.
3) Os que especificam a ordem dos assuntos no texto. Ex.: Primeiramente, devo declarar que aceito a proposta.
4) Os que introduzem um dado tema ou servem para mudar o assunto na conversação. Ex.: Devemos nos unir para uma decisão acertada. Por falar nisso, estamos todos no mesmo barco.
Algumas observações:
1 – Quando não há conectores, eles podem ser inferidos pelo contexto.

Ex.: Não assistirá à conferência. Está atrasada. (subentende-se um conector que estabeleça relação de causa na segunda oração, como “porque”)

2 – Quanto à manutenção do tema no texto, trata-se da articulação tema (dado) e rema (novo), que se dá na perspectiva oracional ou contextual.

Ex.: Vamos descrever, então, o interior da casa. A sala é ampla e se divide em dois ambientes. Os quartos são bem arejados. A cozinha comporta toda a família nos horários de refeição.
Sugestão de leitura A coesão textual
Ingedore V. Koch
Contexto

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