sábado, 26 de maio de 2012

A Importância da Linguística para a Formação do Estudante de Letras Linguística

A Importância da Linguística para a Formação do Estudante de Letras Linguística
Professora Bruna Maia
Curso de Letras – Primeiro Semestre
Universidade Paulista
A importância da Linguística para a formação do estudante de LetrasO
O estudante de Letras
A Linguística para a compreensão das línguas A contribuição da Linguística para a formação de um futuro professor de Português/Inglês Segundo Silva, em seu artigo A Lingüística e o Profissional de Letras junto aos Desafios do Século XXI (2007, pág. 58): "A lingüística contribui significativamente para a formação em linguagem dos profissionais que, de alguma forma, estão ligados à Educação." Vale assinalar que, em qualquer área em que atue, é imprescindível que o professor possua bases sólidas no que diz respeito à linguagem, devendo então instrumentalizar-se atual e adequadamente com relação às questões afetas à produção e percepção lingüísticas, à aquisição da linguagem e à aprendizagem da leitura e da escrita. (MOLLICA, 2004, p. 18 apud SILVA, 2007, p. 58). A Linguística para a contribuição de um profissional crítico e transformador. Em geral, é preciso que o profissional de Letras não perca de vista o repensar do processo e do ensino da língua (materna e estrangeira) a partir das contribuições de estudos lingüísticos e de campos auxiliares e a compreensão do ensino de língua (materna e estrangeira) em dois eixos: fala/escuta/leitura/ escritura, percorridos pela reflexão sobre a língua (análise lingüística), para uma prática de ensino articulada (atitudes, atividades, conteúdos, procedimentos). (SILVA, 2007, p.60).
A formação do profissional de Letras deve primar por alçá-lo a um estágio superior de interpretação - a interpretação crítica de textos teóricos, que pode lhe dar o direito (democrático) de escolha de um caminho a seguir entre as diferentes posições nos estudos da linguagem. (OLIVEIRA, 2006, p. 85).
Estudar Linguística é mais do que responder às perguntas: O que é língua? ou O que é gramática? É fazer uso dela para entender e dominar a língua.

Uma mudança de conceitos na vida do lecionador
Referências:
SILVA, Leilane Ramos da. A Lingüística e o Profissional de Letras junto aos Desafios do Século XXI. 2007. Disponível em: <http://www.fapese.org.br/revista_fapese/v3n1/artigo4.pdf>. Acesso em: 12 maio 2012.
OLIVEIRA, Sheila Elias de. O papel da Linguística na formação do professor de língua. 2006. Disponível em: <http://www.msmidia.com/conexao/2/cap6.pdf>. Acesso em: 12 maio 2012

Grupo:
Antonio Amorim
Bruna Barbosa
Érika Santos
Gleidson Pereira
Jessica Agatha

Nenhum comentário:

Postar um comentário