quarta-feira, 6 de junho de 2012

SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA

Resumo estudo
O autor inicia afirmando que semântica e pragmática são disciplinas da lingüística que têm como objeto o estudo da significação, do sentido na linguagem, tendo como unidade de análise a frase (e frase num sentido geral, tal como usada na linguagem cotidiana). Deve-se, então, saber como os elementos da frase significam e, assim, constituem o seu sentido.
O primeiro modo de considerar a significação constitui-se da relação entre elementos lingüísticos. Palavras são relacionadas pela significação.
O segundo modo considera a relação entre elementos lingüísticos e o mundo, sendo chamada, portanto, de Referencialista.
O terceiro modo de tratar a significação considera-a como aquilo que uma pessoa comunica à outra quando fala. Desta forma, a intenção do sujeito que fala (o locutor) é o fundamento do conceito de significação.
O quarto modo considera que o sentido de uma frase é resultado do sentido que as palavras têm na língua e que se atualiza segundo as condições do funcionamento da língua no momento em que ela é posta em funcionamento pelo locutor.
O quinto e último modo citado por E. Guimarães entende a significação pela relação do funcionamento da língua com suas questões sócio-históricas.

O texto é “unidade de sentido constituída por seqüências lingüísticas remetidas a um lugar de sujeito no acontecimento enunciativo” (pg. 142), representando algo além do que soma de sentenças.
Segundo Guimarães, as disciplinas de semântica e pragmática podem trazer importantes contribuições para a construção de certas expressões, através de relações que vão além das que se constituem no interior de um enunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário