quarta-feira, 28 de março de 2012

Linguística Geral

1.2.3.5 Os conceitos de aquisição e aprendizagem de linguas: a noção de erro nas pespectivas da linguística(como estratagia de conhecimento) e da gramática normativa (como evidência da falta de conhecimento).
Sistema de interiorização do conhecimento da lingua
lingua estrangera LE (estuda da lingua em outro país)
                            L2 (estudar italiano na Itália)

Acquisition- aquisição processo de assimilação natural, intuitivo, subconsciente, fruto da interação em situação reias de convível humano, em que o aprendiz participa como sujeito ativo.
Learning- aprendizagem estuda consciente da gramática de uma lingua.
Concepção de erro no ensino das linguas e o tratamento do erro.
Corder (1967)
Mistaker: resultantes de lapios de memórias, por condições fisicas ou psicologicas.São de desempenho e por isso são assistemática.
Erros refletem o conhecimento intrinsico que se tem da lingua são de competência e portanto, sistemáticos.

Dica de Texto
Segue Link do texto:Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar.

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/como-corrigir-erros-alunos-objetivo-ajuda-los-avancar-gestao-avaliacao-coordenacao-pedagogica-provas-546794.shtml
Aula Professora Bruna, 28-03-2012

terça-feira, 27 de março de 2012

1.2.3.4.O foco na forma (gramática tradicional) e não no contéudo (tomando por base a visão contida os parâmetros curriculares nacionais PCN).

Ainda falamos do texto: Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de gramática normativa.
Margarete von Muhlen Poll

segue link do texto

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de gramática ...



Aula Professora Bruna, 27-03-2012

Aula Gêneros Textuais

Van Dick - bom leitor

                            curta   
  3 memórias        médio
                            longo

Dica de livros
Para entender o texto
Lições de texto
-Latão e Fiorin

Ainda falamos do texto Piscina de Fernando Sabino: 

Piscina
Fernando Sabino
Era uma esplêndida residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, cercada de jardins e tendo ao lado uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracos grotescos se estendendo pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem.Diariamente desfilavam diante do portão aquelas mulheres silenciosas e magras, lata d’água na cabeça.De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando.Naquela manhã de sábado ele tomava seu gim-tônico no terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto. Era um ser encardido, cujos trapos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um bicho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina. De súbito pareceu à dona de casa que a estranha criatura se esgueirava, portão adentro, sem tirar dela os olhos. Ergueu-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: já atingia a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos, sempre a olhá-la, em desafio, e agora colhia água com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça – e em pouco sumia-se pelo portão. Lá no terraço o marido, fascinado, assistiu a toda a cena. Não durou mais de um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate.Não teve dúvida: na semana seguinte vendeu a casa.
Texto de Fernando Sabino

Aula Professora Eliane, 27-03-2012

Entrevista do Mascos Bagno

http://moglobo.globo.com/blogs/blog.asp?blg=prosa&cod_post=437358

moglobo.globo.com
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segunda-feira, 26 de março de 2012

Site de Gramática.

Gente, achei um site com gramatica básica, acho que ajuda a dar um "norte" pra quem está esquecido, eu por exemplo, tem muita coisa que não lembro rsrsrs
tem bastante coisa. é preciso fazer um cadastro, mas é gratuito. espero que seja de utilidade!
abraços!


Ana Elisa Costa

Palavras do nosso Professor Francisco.

Caros alunos, tudo na paz?
Estamos nos aproximando de nossas primeiras avaliações. Assim, quero dizer algumas palavras.
Como eu já havia dito em sala de aula, minhas provas costumam ser trabalhosas no que diz respeito ao requisito leitura. São relativamente longas, ainda que raramente eu me depare com problemas relacionados à falta tempo (em massa). Ela é feita na medida do tempo que temos em nossa aula (uma hora e quarenta minutos). Também quero dizer que todas as questões foram concebidas a partir dos textos indicados e / ou das discussões realizadas em sala. O objetivo é criar uma situação em que vocês possam enfrentar os seguintes problemas: argumentação, leitura, interpretação e concentração. Como professor no campo das ciências humanas, não posso abrir mão disso sem comprometer seriamente as exigências de nosso trabalho.
Ao longo desse período, encontrei em todas as turmas alunos que, a partir da leitura prévia ou de questionamentos feitos em sala, muito contribuíram para o enriquecimento das aulas. Isso é estimulante! Guardo boas impressões de todas as turmas, considerando também a diversidade que as caracteriza. Creio que conseguimos realizar um bom trabalho e, de alguma forma, a expectativa é que isso apareça, em algum grau, no resultado das provas.
As avaliações servirão como um parâmetro a mais para cada um ter consciência de como está em relação às nossas disciplinas e também como informação importante sobre a diversidade das turmas e sobre o trabalho como um todo.
Sei é cômodo dizer isso, mas gostaria que vocês tentassem encarar a prova como um momento de estudo, uma atividade como outra qualquer. Essa postura tem valor para tentar controlar a ansiedade e o nervosismo que costumamos sentir quando somos avaliados.
Enfim, não sei se essas palavras têm alguma serventia, mas me sinto na obrigação de dizê-las a vocês. Fazem parte de minha concepção do que são as aulas, a universidade e o envolvimento de professor e aluno nas discussões e no trabalho como um todo.
Abração a todos e inté,
_____________________
xko ramires

Níveis de linguagem

Registros, Norma oculta

linguagem
tecnica/ científica
vulgar
popular
informal (gírias)
culta
regional

Existem vários níveis de linguagem, várias de dizer a mesma coisa, uma vez que não falamos sempre do mesmo jeito.Para nos comunicarmos melhor e adequadamente, temos de levar em consideração alguns elemntos que garantem a eficiência de nossa mensagem. Exemplificando: se você conversa com um colega, um amigo, você fala de um modo. Usa uma linguagem. Se esse mesmo assunto for falado com uma autoridade, seu jeito de se comunicar será diferente. E mais, se mesmo conteúdo for dirigido a uma criança pequena, também você terá de mudar sua forma de comuicação. Portanto, você teve de usar níveis de linguagem diferenciados para cada destinatário de sua mensagem. Os níveis de linguagem são várias (linguagem regional, poética, vulgar, técnica ou científica etc), mas para efeitos didáticos vamos considerar neste curso apenas dois desses níveis:

* o informal ou coloquial, usado mais comumente em conversa entre amigos, conhecidos mais íntimos;
* o informal ou culto, usado em situações de maior cerimônia, quando devem ser mais observados as normas gramaticais.

Exemplos:
a) Aquela ali é uma perua (nível informal ou coloquial)
b) Aquela senhora está muito enfeitada. (nível formal ou culto)
c) Houve uma grande confusão no colégio e muitos brigaram. (nível formal)
d) Aconteceu um rebu na escola e o pau quebrou (nível informal)

Aula Professora Bruna, 26-03-2012