domingo, 30 de setembro de 2012

Conhecimentos

A leitura de um texto não deve ser feita por um leitor passivo. O texto é um lugar onde escritor e leitor se entendem. O escritor tem em mente algo a dizer, mas espera que o leitor o entenda; para isso, este tem que ter certos conhecimentos, sem os quais não conseguirá captar as informações que os enunciados transmitem. Então, podemos dizer que o leitor tem que ser um sujeito crítico: precisa antecipar fatos - se possível, a partir do título, posicionar-se diante dos argumentos, reconhecer as informações explícitas ou não, perceber e entender metáforas, notar expressões que têm referências fora do texto, etc. A linguista Kock estabelece três grandes sistemas de conhecimentos necessários para o processo de leitura. 


Conhecimento linguístico
Compreende-se neste campo que o leitor tenha conhecimento gramatical e lexical (palavras) suficientes para entender as frases, o encadeamento delas, o significado dos termos, enfim, colocar em prática o seu conhecimento linguístico.
Conhecimento de mundo
Como conhecimento de mundo entende-se toda a experiência de vida do leitor, tudo o que ele já viu, já leu, já ouviu, em sua vida. Muitas vezes o texto traz referências de coisas ou fatos ocorridos há tempos, ou fatos históricos, mitos, crendices, folclore, coisas enfim, que o escritor, na verdade, pretende dialogar com o leitor sobre elas, ou, trazer à lembrança do leitor esses fatos. 
Conhecimento interacional

Engloba-se neste tipo de conhecimento a interação entre o escritor e o leitor. Algumas vezes, o escritor dialoga diretamente com o leitor ou no preâmbulo do livro, ou mesmo no decorrer do texto. Outras vezes, há um trocadilho com uma mensagem implícita esperando o riso do leitor. Da parte do escritor há de haver também preocupação com objetividade daquilo que pretende informar, a adequação dos elementos, coerência, etc. Palavras grifadas, entre aspas, parênteses, são recursos gráficos que o escritor usa para chamar a atenção do leitor. Entende-se, portanto, como conhecimento interacional, que leitor e escritor caminhem juntos. 


Aula, Professora Ana Maria Saraiva, 27-08-2012

Fontes: Aula da própria professora e o site:
http://www.lpeu.com.br/a/Interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-textos-e-sistemas-de-conhecimentos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário