sábado, 29 de setembro de 2012

Texto e Contexto

A leitura de um texto se dá primeiramente a partir do processo de decodificação, quando temos contato com o conteúdo e buscamos compreendê-lo.
Existem elementos que nos ajudam a interpretar os textos que estão a nossa volta, mas para que se possa compreender bem a nossa volta,mas para que possa compreender bem um texto é necessário identificar o contexto (social, cultural, estético e político) no qual está inserido.
Essa identificação vai depender de conhecimento sobre o que está sendo abordado e as conclusões referentes ao texto.

Processos de Contextualização

Os processos de contextualização, são multiplos e variados, e entre eles mencionam-se alguns externos nos textos:nomes do autor, publicação, seção, natureza do texto.Todas esses dados funcionam como contextualizadores, pois permitem ao leitor avançar expectativas acerca daquilo que está ouvir e ler.
O ser humano é sempre um ser histórico e socialmente situados e os textos que ele produz também o são.Não existem textos ''desligados'' nítida, somente assim acontecerá a interação entre o falante e o ouvinte, o escritor e o leitor.


Aula, Professora Ana Maria Saraiva, 20-08-2012

Contextualização

Quando o professor usa a contextualização, o conhecimento passa a ter maior significado para o aluno.
De forma geral, contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. A ideia de contextualização entrou em pauta com a reforma do ensino médio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96), que acredita na compreensão dos conhecimentos para uso cotidiano. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são guias que orientam a escola e os professores na aplicação do novo modelo, estão estruturados sobre dois eixos principais: a interdisciplinaridade e a contextualização.
A LDB 9.394/96, no artigo 28º, indica como isso pode ser feito, por expor que “os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente”. Isso significa que o ensino deve levar em conta o cotidiano e a realidade de cada região, as experiências vividas pelos alunos, quais serão suas prováveis áreas de atuação profissional, como eles podem atuar como cidadãos; enfim, ensinar levando em conta o contexto dos estudantes.
Somente baseado nisso é que o conhecimento ganhará significado real para o aluno. Do contrário, ele poderá se perguntar: “Para que estou aprendendo isso?” ou “Quando eu usarei isso em minha vida?”. Isso faz com que o aluno passe a rejeitar a matéria, dificultando os processos de ensino e aprendizagem.
Para que isso não ocorra e o aluno sinta também prazer e gosto pelo conhecimento, entendendo sua importância; o professor precisa definir o tratamento a ser dado ao conteúdo que será ensinado e, depois, tomar as decisões didáticas e metodológicas necessárias para que o ambiente de aprendizagem contextualizada seja eficaz.
A ideia da contextualização requer a intervenção do estudante em todo o processo de aprendizagem, fazendo as conexões entre os conhecimentos. O aluno será mais do que um espectador, como costumava ser no ensino tradicional, mas ele passará a ter um papel central, será o protagonista; como um agente que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor.
Para tal é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia do aluno e o faça interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Isso é sempre possível, pois inúmeros e praticamente inesgotáveis são os campos e contextos de experiências vivenciadas pelos alunos e pela escola, que podem ser utilizados para dar vida e significado ao conhecimento.
Podem ser abordados aspectos como: problemas ou fenômenos psíquicos, físicos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, políticos, etc. Não precisam estar diretamente ligados aos alunos, mas podem fazer referência também aos seus familiares, desde que os discentes estejam de alguma forma envolvidos com a situação apresentada.
O aluno é um ser que tem inesgotáveis campos de experiência pessoal que podem ser usados na contextualização do ensino.

Se o professor usar esse recurso tão imprescindível, que é a contextualização, estará mais propenso a ter êxito em preparar seus alunos não só para uma memorização que não valoriza os aspectos conceituais; mas estará, na verdade, preparando-os para a vida.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Fonte de Pesquisa:
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/contextualizacao.htm






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